Just in Time: conceito, aplicação e cuidados

Just in Time, traduzível como “no momento certo”, é uma filosofia da manufatura onde a empresa busca produzir somente o necessário para atender a demanda. Nessa filosofia a indústria evita estoques durante todo o processo produtivo, comprando matéria-prima no momento exato e mantendo os prazos estabelecidos.

BMS Tecnologia
Atualizado em

Just in Time, traduzível como “no momento certo”, é uma filosofia da manufatura na qual a empresa busca produzir somente o necessário para atender a demanda.

Nessa filosofia a indústria evita estoques durante todo o processo produtivo, comprando matéria-prima no momento exato e mantendo os prazos estabelecidos.

Esse método condiz com a melhoria contínua. Ele costuma ser bastante utilizado por empresas cuja produção é feita sob encomenda. Ou seja, primeiro vende-se o produto e depois ele entra em fase de produção.

Nesse artigo veremos qual o conceito de Just in Time, como aplicá-lo e os cuidados necessários durante esse processo. 

Vamos lá!

Conceito do Just in time

O Just in time surgiu após a crise de 1929, quando os gestores da Toyota tiveram o sistema fordista afetado e se viram na necessidade de adquirir um modelo de gestão que reduzisse os estoques e os custos em geral.

Assim, desenvolveu-se um modelo de fabricar apenas segundo a demanda, sem afetar o resultado final. Rapidamente outras empresas adquiriram o método.

Como vimos anteriormente, o just in time é responsável por buscar a precisão da cadeia de produção, encaixando as operações e as execuções de acordo com o nível de demanda.

Ademais, essa técnica de gestão da produção também influencia no controle de estoque.

Nele cada etapa produz o necessário apenas para dar início a etapa posterior.

Just in Time: conceito, aplicação e cuidados

Objetivos do Just in Time

A base fundamental dessa filosofia é reduzir os desperdícios e os custos da empresa.

Nesse sentido, através da melhoria contínua, alcança-se a redução de estoques e a identificação de problemas na produção.

Segundo Shiego Shingo, especialista em Just in Time, uma fábrica pode conter sete tipos de desperdícios, são eles:

  1. Superprodução;
  2. Espera;
  3. Transporte;
  4. Produção desnecessária;
  5. Estoque de trabalho em processo;
  6. Movimento e esforço;
  7. Produtos defeituosos.

Tendo em mente os desperdícios, o gestor deve buscar as seguintes soluções:

  1. Zero defeito;
  2. Tempo zero de preparação;
  3. Estoque zero;
  4. Movimentação zero;
  5. Quebra zero;
  6. Lead time zero;
  7. Lote unitário.

O Just in Time é adotado como filosofia porque atingir a perfeição é praticamente impossível. No entanto, buscar a melhoria contínua nos aproxima cada vez mais desse objetivo.

Benefícios do Just in Time

Ele é um tipo de metodologia lean, ou seja, projetada para aumentar a eficiência, cortar custos e diminuir o desperdício. Assim, ao implementá-lo na sua indústria você terá acesso a benefícios como:

Otimização da gestão de estoque

Com essa filosofia você otimiza toda a gestão de estoque, evitando que haja produtos estagnados.

Produção limitada

Ao padronizar os processos a produção se torna limitada e reduz-se o tempo de conclusão. Dessa forma, é possível entregar mais em menos tempo.

Redução de desperdícios e custos

Com a produção alinhada à demanda, a empresa diminui o desperdício de recursos e evita o estoque parado, que resulta em desvalorização da mercadoria e acarreta custos adicionais de manutenção e armazenamento.

Aperfeiçoamento da utilização da mão de obra

Através desse método você alcançará otimização dos processos produtivos. O objetivo é aumentar o potencial da equipe, evitando que se comprometam em tarefas de pouco valor produtivo.

Melhoria no controle e na gestão da qualidade

Com todos os processos de execuções controlados, o gerenciamento da gestão de qualidade das entregas se torna mais fácil.

Ademais, também é possível obter maior flexibilidade operacional para lidar com o estoque, tornando dessa forma mais criterioso o processo de gestão da qualidade das mercadorias.

dois homens em um centro de distribuição

Dicas para implementar o Just in time em sua empresa

Para implementar uma metodologia e alcançar os benefícios que ela traz, é preciso fazer isso de forma correta, por isso veremos alguns tópicos essenciais.

Organização

É importante organizar e monitorar dados em tempo real, isso impulsiona a produtividade dos colaboradores e dos processos.

No chão de fábrica, por exemplo, é possível gerenciar máquinas e equipes, mesmo à distância, adaptando as necessidades de cada demanda.

Capacitação

Para adotar uma nova metodologia toda a equipe precisa conhecer seu conceito e caminhar em uma mesma direção.

Sendo assim, é necessário investir em treinamento voltado a metodologia que será aplicada, para evitar falhas de processos e outros gargalos de produção.

Comunicação

Para que a metodologia seja eficiente, certifique-se de que toda a equipe saiba aplicá-la. Portanto, repasse-a continuamente e reforce os pontos positivos e os pontos a serem melhorados. É importante que haja um diálogo com todos para que tudo esteja acertado.

Definição de metas

O Just in time visa receber encomendas e produzir a quantidade exata para atendê-las, passando o processo produtivo de uma produção empurrada para puxada.

Cuidados ao aplicar o Just in time

Embora o conceito pareça atrativo, ele não deve ser aplicado em todos os tipos de indústria. Em indústrias com pouca previsibilidade de demanda ou que possua muitas oscilações, essa prática não é recomendada.

Algumas indústrias dependem de estoque disponível para o bom desempenho da empresa, nesses casos a filosofia do Just in Time pode não ser benéfica.

É preciso avaliar também se a sua indústria dispõe das necessidades básicas para aplicar essa filosofia, como fornecedores fiéis que atenderão a demanda no momento em que ela surgir e se há possibilidade de rodar com estoques mínimos sem que isso afete a qualidade e o desempenho da empresa.

Relação do Just in Time com o Kanban

O kanban é uma metodologia que organiza as etapas de um projeto ou a realização de uma demanda. Ele pode ser considerado uma maneira de alcançar o Just in time.

Ele ajuda no controle de ritmo de uma produção e sinaliza quando pode ser dado início a uma nova etapa.

Uma etapa só começa quando outra termina.  Isso garante que sejam utilizados somente os recursos necessários para cada etapa do processo.

Você pode conhecer mais sobre esse assunto e entender melhor a relação do Kanban com o Just in Time no nosso artigo “Kanban: entenda essa metodologia.

Se você gostou desse artigo e se interessou sobre o assunto, o artigo “Lean Manufacturing: conceitos e princípios”, pode ser uma leitura relevante para você.

Um sistema para gestão que auxilia no Just in Time

Um sistema para gestão que auxilia no Just in Time

Para aplicar o Just in Time é preciso organizar a produção de forma estratégica e funcional.

O BMS Manufatura 360 é um sistema que possibilita a gestão de toda a linha de produção de forma remota, digital e instantânea.

Com o sistema loT ele otimiza os processos, automatiza as linhas de produção e analisa dados sobre todas as ações operacionais da sua indústria em tempo real!

Ele te auxiliará na aplicação do Just in Time e te possibilitará eficiência, corte de custos e diminuição de desperdícios.

Acesse nosso site para conhecer melhor esse produto e nos siga para mais conteúdos como este!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

pt_BRBR
en_USEN es_ESES pt_BRBR

Quer conhecer mais sobre nossas soluções?

Entre em contato com um de nossos especialistas

Qual é a sua Função?

Gerente de Produção

Gerente de Segurança

Gerente de Recursos Humanos

Outros

Qual setor de atuação de sua empresa?

Indústrias em geral

Construção civil

Manutenção

Outros

Quando gostaria de implementar as nossas soluções?

Em menos de 1 mês

2 a 3 meses

acima de 4 meses

Selecione qual das nossas soluções é de seu interesse.

Manufatura 360

BMS ONe

BMS Integração