Descubra como a gestão de qualidade pode impulsionar a excelência e a satisfação do cliente em seu negócio.
Qualidade: Provavelmente essa é a característica mais percebida em um produto ou serviço e é por isso que ela é tão importante.
Mesmo assim, não são todas as empresas que prezam pela Gestão de Qualidade em seus processos.
Isso acontece, não porque elas não se importam, mas porque esse é um processo difícil, que exige investimentos e muito trabalho. E este é um preço que nem todos os gestores estão dispostos a pagar.
A Gestão de Qualidade não gera resultados a curto prazo, ela é constante e deve ser incorporada como uma cultura dentro da fábrica, uma busca incessante pelo padrão mais alto de produção.
Por fim, no longo prazo, esse cuidado com a qualidade é um dos melhores investimentos possíveis. Ela dá a base para que outros setores se destaquem, ganhando a confiança dos consumidores e o reconhecimento do mercado.
>> Leia também: Gestão de Qualidade: conceito e principais vantagens
Mas o que é a Gestão de Qualidade no fim das contas?
É uma soma de processos, estratégias e aplicações técnicas, que tem como principal objetivo fazer com que cada produto ou serviço seja entregue dentro do padrão, conforme o esperado.
Podemos ainda dividi-la em dois segmentos:
Garantia de Qualidade:
Neste ponto todas as ações visam garantir que o resultado esteja dentro, não apenas das normas reguladoras, mas também das expectativas dos clientes, afinal, eles são o principal medidor da qualidade de um produto.
Melhoria de Qualidade:
Aqui, falamos de constantes melhorias, de evolução constante, para que mesmo com o passar do tempo, a empresa continue entregando sempre o melhor padrão de qualidade, independente das trocas de fornecedores, novas tecnologias, entre outros.
É o aperfeiçoamento constante de todos os processos e atividades dentro da fábrica.
E como é possível incorporar a Gestão de Qualidade em um negócio?
Como já foi dito anteriormente, por se tratar de uma cultura de busca pelos padrões mais altos de qualidade, o caminho não é fácil, e requer participação ativa e investimentos de todos os setores.
Mas se tem algo que pode ajudar nesse processo são os chamados 7 Pilares da Gestão de Qualidade. Um conjunto de bases estabelecidas pela ISO (International Organization for Standardization ou Organização Internacional de Normalização) sob as quais a Gestão de Qualidade deve ser construída.
Conheça agora os 7 pilares da Gestão de Qualidade:
1- Foco no Cliente
Se os clientes são o principal ponto mais importante para uma empresa, nada mais justo que fazer deles, o principal foco dos esforços.
É função da Gestão de Qualidade alcançar, e sempre que possível exceder as expectativas dos consumidores. Sendo assim, se torna indispensável compreender suas necessidades, bem como fazer com que cada interação com o produto/serviço seja de alto valor.
2- Liderança
Alcançar um nível tão alto de qualidade exige líderes que saibam como levar a equipe até lá. É preciso motivar, gerir, e fornecer as ferramentas certas para que cada um na cadeia produtiva faça sua parte e chegue à excelência.
3- Melhoria Contínua
Para quem quer se manter no topo da qualidade de produção ao longo dos meses, anos e com todas as mudanças às quais o mercado está sujeito, parar de se aperfeiçoar não é uma opção.
A busca pela melhoria contínua é crucial e além de ajudar na criação da Cultura da Gestão de Qualidade, ainda gera novas oportunidades de negócios e cativa os consumidores.
4- Decisão Baseada em Fatos
Bons resultados dependem de não só do bom trabalho, mas também de boas análises e dados que ajudem a identificar e resolver problemas de forma rápida e eficaz.
Por isso, tomar decisões baseadas em dados concretos, e análises precisas, é certamente um diferencial para manter o nível de qualidade sempre alto.
5- Gestão de Relacionamento
Construir e manter boas relações com todos os envolvidos no processo produtivo é mais do que fundamental do ponto de vista da Gestão de Qualidade. Afinal, quanto menos problemas nas interações com fornecedores, público interno, entre outros stakeholders, menores serão as interferências deles no resultado do produto.
6- Visão Sistêmica
O ditado já diz: “Uma corrente é tão forte quanto seu elo mais fraco”, e na produção não é diferente, é por isso que se deve adotar o que chamamos de visão sistêmica. Uma análise baseada na noção de que todas as áreas estão interrelacionadas e se ajudam a chegar ao objetivo de todos: o alto padrão de qualidade do produto/serviço.
7- Gerenciamento por Processos
Complementando a Visão Sistêmica, o Gerenciamento por processos, divide cada atividade e a transforma e a trata como um processo, tornando-o contínuo e integrado entre os diversos setores.
Desta forma, toda a linha de produção funciona de forma conjunta e coerente, melhorando o desempenho e consequentemente a qualidade.
Além dos 7 Pilares, existem ferramentas que ajudam nessa construção da Gestão de Qualidade no seu negócio. Uma delas é o BMS Manufatura 360 , um sistema de controle de qualidade automatizado e em tempo real, com potencial de diminuir perdas em até 15%.
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