O sistema de produção é um conjunto de diversos fatores como elementos, pessoas, máquinas e processos que juntos são responsáveis por produzir um produto ou serviço.
Também dizem respeito a definição do tipo de processo utilizado em manufatura de produtos e serviços, com características diferentes de volume e variedade.
Conforme uma indústria vai crescendo, é necessário que o sistema de produção esteja adequado a atendê-la.
Ao extrair o máximo do seu potencial produtivo, mesmo diante de processos cada vez mais complexos, é possível continuar atendendo com excelência os seus clientes e garantindo uma margem de lucro satisfatória.
Nesse artigo veremos alguns sistemas de produção comuns e o como você pode melhorar sua produção colocando-os em prática.
>> Leia também: O que é Planejamento e Controle da Produção e porque ele é necessário no desenvolvimento do seu negócio
Tipos de sistema de produção
O primeiro passo para implementar e melhorar o sistema de produção da sua indústria, é identificar qual tipo de sistema é o mais adequado para a sua empresa.
Dessa forma, você poderá estruturar melhor as estratégias e processos.
Vamos conhecer cada um dos sistemas. São eles:
Sistema de produção contínua
A principal característica desse sistema de produção é a linha produção em um fluxo contínuo, ou seja, nesse sistema a busca é produzir o maior número de produtos no menor tempo possível, sem que haja interrupções ou pausas. Esse processo também é conhecido como Fordismo.
Nesse tipo de sistema a padronização dos processos de forma detalhada é fundamental para o seu bom desempenho.
Para empresas que possuem um fluxo de produtos padronizado e constante, o uso desse sistema é o indicado. Por isso esse é o tipo de produção mais comum de se encontrar nas indústrias.
Sistema de produção intermitente
Nesse sistema a produção é por lotes, seguindo a demanda de previsão de vendas ou por encomendas realizadas.
Sob essa perspectiva há maior atenção às perdas ocorridas em todo o processo produtivo.
Em relação a produção por lotes, após a finalização de um produto na linha de produção, outro produto irá ser produzido nas mesmas máquinas que produziram o produto recém finalizado.
Quando a produção é por encomendas, a companhia seguirá a produção conforme solicitado pelo cliente.
Um ponto importante nesse tipo de sistema é que, quando surge um problema em um produto ou no lote, não é possível recomeçar o processo produtivo imediatamente. Sendo assim, o que se pode fazer é alterar os testes e a preparação das máquinas, focando na atenção de um novo cliente.
Sendo assim, os produtos que já foram produzidos deverão ir para uma área de segregação onde posteriormente se buscará encontrar o provável problema.
Produção para grandes projetos
Nesse sistema de produção a fábrica deve atender as necessidades específicas dos seus clientes, ou seja, é regida pela demanda do cliente.
Esse sistema de produção minimiza as perdas, já que os projetos atendem a pedidos específicos.
Entretanto, ele demanda um trabalho feito de forma personalizada e de alto nível, sem padronização, por isso possui preços mais altos.
Nesse sistema, também pode ocorrer a necessidade de uma interação entre vários profissionais, a fim de direcionar todos os recursos disponíveis para garantir a entrega do produto dentro do prazo estabelecido. Isso torna o gerenciamento mais complexo.
Alguns exemplos de setores que contam com esse método são a construção civil e a produção de grandes veículos.
Como implementar um sistema de produção na sua fábrica
O primeiro passo para implantar o seu sistema produtivo é entender bem como ele funciona, para isso você pode mapear as etapas da sua produção.
Depois disso você precisará seguir alguns passos, sendo eles:
- Montar seus processos para atender os prazos determinados;
- Definir metas e acompanhar o resultado de cada ciclo de produção;
- Definir indicadores de desempenho para equipe e máquinas;
- Treinar a equipe para se adequar ao novo sistema;
- Integrar as diferentes áreas da empresa em um sistema de gestão integrada;
- Automatizar o que for possível para gerar dados rápidos e confiáveis da produção;
No entanto, para garantir um bom funcionamento do sistema produtivo, é preciso possuir um sistema para o planejamento e controle da produção.
Esse tipo de controle pode ser adquirido através de sistemas especializados.
Como aplicar a melhoria contínua no seu sistema de produção
Através do Lean Manufacturing todo sistema produtivo pode ser melhorado.
O objetivo desse modelo de pensamento é eliminar qualquer custo desnecessário e desperdícios que a fábrica pode estar sofrendo.
Nesse sentido, os problemas mais comuns, são:
- superprodução;
- desperdícios no estoque;
- subutilização de máquinas e mão de obra.
Para colocar em prática, o ideal é a contratação de um especialista em Lean, que pode auxiliar a sua equipe a colocar em prática ferramentas como:
- Just in Time
- Kanban
- Seis Sigma
- 5S
>> Leia também: Lean Manufacturing: conceito e princípios
Conceitos importantes para um sistema de produção
Existem alguns conceitos com os quais você se encontrará com frequência quando o assunto for sistema de produção. São eles:
Fronteiras
Esse conceito você pode encontrar como Fronteiras ou Curva de Possibilidade de Produção (CPP). Ele é uma ferramenta que ilustra demograficamente a capacidade de produção de um determinado produto ou empresa.
Este recurso pode ser utilizado, inclusive, para comparar o desempenho de dois produtos diferentes.
Entradas
Esse conceito diz respeito aos recursos transformados, como materiais, informações e consumidores ou aos recursos que atuam sobre eles, como funcionários, prédios, equipamentos e tecnologia.
Rendimento
Refere-se a transformação dos recursos ou sistema de entradas em outras formas, sejam elas produtos, serviços ou subprodutos.
Saídas
É o resultado do processo de transformação.
Feedback
Esse conceito entrega uma visão sistemática. Ele é a metodologia que identifica visualmente as relações de causa e efeito dos processos de uma empresa.
>> Leia também: Controle de Qualidade de Produção
Como automatizar o sistema de produção da minha empresa?
Em relação a métodos, o Lean Manufacturing é o pensamento certo a se adotar para o desenvolvimento dos sistemas de produção, já que ele te ajuda a evitar desperdícios nas etapas dos processos.
Quando se trata de sistemas, o BMS Manufatura 360 é a melhor forma de melhorar a produção e reduzir custos.
Ele te oferece processos controlados e automatizados, acesso a multiplataforma e aumento da eficiência na linha de produção. Além de reduzir 95% do refugo e disponibilizar dashboard analítico.
Acompanhe nosso blog para ter acesso a mais conteúdos como esse!