Descubra o que é Lead Time. Conheça o conceito e saiba como otimizá-lo para aumentar a eficiência do seu negócio.
Grande parte das empresas se apropriam de metodologias para se destacarem no mercado que está cada vez mais competitivo.
Se você acompanha nosso conteúdo já deve ter lido sobre alguns métodos, como Lean Manufacturing, Kanban e Just in time, e com certeza já sabe o impacto que eles podem causar no desempenho da sua empresa.
Nesse artigo você lerá sobre o conceito Lead Time, o que ele é e como calculá-lo.
Com dúvidas? Não se preocupe, as respostas estão logo abaixo! Confira:
O que é Lead time?
O Lead Time pode ser definido como ciclo de produção. Ele é o tempo que o produto leva de matéria-prima a pronta-entrega.
É o tempo gasto pelo sistema de produção para que a matéria-prima se transforme em item finalizado, passando por despacho e entrega.
No entanto, é importante lembrarmos que o Lead Time na visão do cliente é diferente do Lead Time na visão da empresa.
Para o cliente, o Lead Time é o tempo desde o pedido até a entrega do produto.
Já para a empresa, o Lead Time é o caminho e tempo da matéria-prima por todas as etapas até a entrega ao cliente.
Portanto, alcançar a satisfação do cliente não significa possuir um Lead Time otimizado.
Importância do Lead Time
Conhecer e medir o Lead Time melhora os processos na sua indústria.
Sendo assim, para conhecer, o gestor precisará fazer uma avaliação, nela será possível identificar se as fases do processo estão boas ou não, e se não estiver, a partir dela ficará claro em quais áreas o Lead Time precisará ser otimizado.
Assim você poderá definir estratégias e passos para eliminar erros, com o intuito de reduzir o tempo de aprovisionamento e o prazo de entrega.
Afinal, para se colocar à frente da concorrência, é necessário baixar custos e ter um prazo de entrega ágil. Mas, para alcançar esse objetivo, é preciso ter uma boa gestão de estoque.
Otimizar o Lead Time aumenta a satisfação do seu cliente e reduz custos da sua empresa.
>>Leia também: Gestão de Estoque: qual a importância?
Como calcular o Lead Time?
Para calcular o Lead time você pode seguir esse passo a passo:
Primeiro: listar o que é usado na produção
Faça uma lista com todos os itens que foram pedidos e os insumos para fabricação.
Inclua consertos ou instalações que forem necessários para a finalização do produto.
Segundo passo: analisar o tempo de aquisição de cada item
Leve em consideração os imprevistos e estabeleça o tempo que cada item levará para chegar.
Se o fornecedor trabalhar só com dias úteis, você deverá excluir os finais de semana da contagem de tempo.
Terceiro passo: identificar o item com maior prazo de entrega
Produtos com entrega mais demorada devem estar destacados. Se você tiver um inventário para início de produção, defina o lead time de um dia para que a fabricação desses itens comece.
Quarto passo: defina o tempo real de produção
Para definir o tempo necessário para produção e entrega de cada produto, busque entender tudo por trás da produção: tempo médio, pausas, feriados, finais de semana.
Também é necessário avaliar a saúde das máquinas e verificar se precisam de manutenção. Se precisarem, o prazo final irá mudar.
Quinto passo: Calcular o tempo de expedição e transporte para que o produto chegue até o cliente.
Isso deve levar em conta tanto o tempo de coleta do produto em seu armazém, como o tempo relativo à entrega dele.
Como calcular Lead Time com estoque:
O passo a passo de cálculo feito acima refere-se ao cálculo de Lead Time sob encomenda.
O Lead Time feito com estoque pode ser calculado dessa forma:
- Verificando se os produtos pedidos estão disponíveis em estoque;
- Calculando o tempo de separação de produto no estoque;
- Adicionando o tempo de contato com a empresa para entrega;
Adicionando o tempo de transporte e entrega do produto
Benefícios de otimizar o Lead Time
Ao otimizar o Lead Time a sua empresa desfruta de diversos benefícios. Esses são alguns deles:
- Melhorias de processos;
- Redução de prejuízos;
- Aumento na qualidade da produção;
- Satisfação do cliente;
- Padronização de processos;
- Aumento de produtividade;
- Destaque no mercado;
- Identificação de gargalos de produção.
Esses são apenas alguns dos benefícios que você irá alcançar otimizando o Lead Time na sua empresa.
Pontos que podem influenciar o Lead Time
Muitos fatores podem exercer influência no tempo total do processo.
Em geral, esses fatores dividem-se em três etapas: no processo de compras, na produção e durante a entrega.
O processo de compras é o tempo desde o momento que sua empresa solicitou a matéria-prima ao fornecedor até o momento em que ela é entregue.
Esse período impacta diretamente o prazo de entrega dos pedidos para o seu cliente.
Processo de compras
Em relação ao processo de compras, o que pode ser feito para que Lead Time nessa etapa seja otimizado é, em primeiro plano, manter um estoque de matéria-prima.
Lembrando-se sempre que um grande estoque pode gerar custos, então é bom manter em estoque somente o necessário para atender pedidos imediatos, para reduzir custos de gestão de estoque.
Em segundo plano, o que pode ser feito também é ter pelo menos dois fornecedores para cada matéria-prima.
Assim, em casos de emergência pelo menos um dos fornecedores terá estoque imediato para atender as demandas da sua indústria.
Processo de produção
O processo de produção é literalmente todo o tempo que leva para que o produto seja feito.
Durante essa etapa, para otimizar o Lead Time um ponto que pode ajudar é possuir o produto em estoque. Assim você terá o produto a pronta entrega. Mas para considerar esse ponto é necessário lembrar dos custos de manter um estoque, portanto avalie se manter uma quantidade razoável de produtos em estoque faz sentido para a sua empresa.
Otimizar a produção é um passo obvio e muito significativo. Para isso identifique os gargalos na produção e os pontos a serem melhorados. Assim será possível realizar as entregas mais rapidamente sem necessidade de manter grandes estoques.
Outro ponto relevante que pode ser considerado nessa etapa é terceirizar parte da produção.
Assim você pode possuir mais controle sobre as tarefas e torná-las mais ágeis e rápidas.
>> Leia também: Gestão de Terceiros: o que é e quais os benefícios?
Durante a entrega
O prazo de entrega e o valor do frete têm um peso significativo como fatores determinantes. Portanto, não negligencie esse aspecto, pois é de alto valor para seus clientes.
Se esse ponto for um dos terceirizados, é necessário que haja uma boa escolha de parceiros, para que tudo ocorra bem, na visão do cliente é o entregador quem representa a empresa.
Pontos para melhorar o Lead Time
Já vimos os pontos que influenciam no Lead Time da sua empresa, agora mostraremos alguns pontos em que você pode investir para melhorar o lead time da sua empresa. São eles:
Fornecedores
Invista em bons fornecedores, procure aqueles que possam atender seus pedidos com prazos rápidos e confiáveis.
Gargalos
Identifique os gargalos do seu processo produtivo e trabalhe neles, coloque em prática os passos para reduzi-los e eliminá-los.
Caso esteja em dúvida sobre como fazer isso, leia nosso artigo “Gargalos de produção”, lá você encontrará um passo a passo de como lidar com esse problema.
Melhoria nos processos
Para melhoria dos processos, aposte em um sistema que possibilite processos industriais controlados e automatizados que diminuem os erros, aumentam a eficiência da linha produtiva e permitem a tomada de decisões imediata e assertiva, como o BMS Processos.
Qualidade
Garanta que seus produtos sejam de qualidade e que não haja perdas.
Manutenção
Invista na manutenção para que não haja paradas repentinas devido a falhas e quebra de máquinas. Assim o serviço fluirá continuamente.
Tecnologia
Para otimizar os processos, a melhor forma é investir em tecnologia. Como falamos anteriormente, com um sistema voltado para essa área você pode adquirir muito mais controle e agilidade nos processos da sua empresa.
O BMS Manufatura 360 é uma plataforma que disponibiliza controle estatístico de processo preventivo, processos controlados e automatizados e aumento de eficiência da linha de produção.
Ele também dispõe de dashboard analítico, acesso a multiplataforma, e controle de versionamento, além de reduzir 95% do refugo!
Conte com a BMS para otimizar seu Lead Time. Converse com um de nossos especialistas!