A Integração de Segurança, ou Treinamento de Segurança é um processo absolutamente indispensável dentro de qualquer fábrica. Afinal, é nesse momento que colaboradores contratados ou terceirizados recebem orientações essenciais sobre Saúde e Segurança do Trabalho.
Essas orientações devem ser seguidas durante toda a permanência e realização de atividades na planta.
Apesar de a Legislação Brasileira não apresentar exigências específicas para a realização dos treinamentos de SST, para que outros requisitos sejam atendidos, a Integração de Segurança é necessária e muito vantajosa.
No entanto, as integrações em fábricas enfrentam problemas sistemáticos. Quando não atualizadas, tornam-se obsoletas, atrasando o processo e resultando em perdas de esforço, tempo e recursos.
Principais problemas da Integração de Segurança:
Sobrecarga dos Profissionais de RH
Na maioria das vezes, os profissionais do setor de Recursos Humanos ficam encarregados de separar e gerenciar toda a documentação de cada um dos colaboradores. Sendo assim, o setor fica sobrecarregado, sem nenhum tipo de controle automático, o que gera um volume muito grande de trabalho para os responsáveis.
Falha no Controle de Dados
A sobrecarga do setor e a falta de sistemas de gestão de documentos causam a perda do Controle dos Dados. Assim, pessoas sem treinamento acabam entrando na fábrica, colocando em risco a Saúde e a Segurança dos trabalhadores.
Integração de Segurança Vencidas
Sem os sistemas de alerta e controle automático, diversas pessoas ficam sem as integrações corretas e documentações acabam vencendo. Ambas as situações são passíveis de auditorias e multas para a organização.
Falta de Padronização de Processos
Quando não existe um sistema de unificação dos processos e documentações, a Integração pode apresentar variações entre os colaboradores, podendo fugir dos padrões estabelecidos pela empresa.
Atrasos e Perdas
Todos as situações citadas, além de serem problemáticas por si só, ainda causam uma série de outros problemas e atrasos. Além disso, podem interferir na produtividade da fábrica, gerando perdas de tempo, esforços e recursos.
>> Leia também: Gestão de Terceiros: o que é e quais os benefícios?
E como resolver todos esses problemas na sua Integração de Segurança?
Para se livrar de vez de todos esses problemas, é preciso de uma ferramenta que permita acesso remoto, com processos automatizados e controle total dos dados e documentos. E essa ferramenta já existe.
O BMS Integra é um Sistema de Integração de Segurança Digital, com controle absoluto, alertas, padronização de processos e segurança de dados, tudo 100% online, desde o cadastro até a integração.
Acesse o site da BMS e saiba como tornamos a Indústria Mais Eficiente através dessa e de outras Soluções Tecnológicas.