Descubra como revolucionar sua fábrica através do OEE e assim dar os primeiros passos rumo à indústria 4.0.
Todas as grandes transformações possuem um ponto de partida e com a Indústria 4.0 não é diferente. É claro que cada uma das etapas e ferramentas tecnológicas presentes na “Nova Revolução Industrial” são extremamente importantes. Todas elas com suas peculiaridades contribuem para que a sua fábrica seja mais eficiente e integrada. Porém, hoje falaremos do começo de tudo, do passo inicial para essa nova realidade das indústrias.
Pensando no contexto do chão de fábrica, existe uma preocupação que une todos os setores, times e funcionários da empresa. Um parâmetro que tem o poder de alterar tudo que acontece ou deixa de acontecer, sendo o motivo da grande maioria dos investimentos e melhorias, a EFICIÊNCIA.
>> Leia também: Por que devo utilizar controle de processos?
Como melhorar a eficiência de minha fábrica
Uma fábrica mais eficiente tem menos desperdícios, menos gastos, produz mais e por consequência, lucra mais também. Por isso, tornar a indústria mais eficiente, não é apenas a missão da BMS, mas também é o objetivo de todos os trabalhadores do setor industrial, em especial, dos gestores.
Sendo assim, podemos entender por que a melhoria da eficiência é a primeira grande meta de qualquer empresa da área. E quando se fala em eficiência, não dá para não falar em OEE, ou “Overall Equipment Effectiveness”, na tradução: Eficiência Global de Equipamento.
Esse é o principal indicador de efetividade de um equipamento, sendo amplamente utilizado nas indústrias, pela sua grande capacidade de, não apenas identificar quedas na produtividade de uma máquina, mas também ajudar a descobrir onde a falha está. Isso porque seu método de aplicação nos dá um panorama completo de:
– Quanto tempo o equipamento produziu em relação ao período disponível;
– Quão rápido ele produziu, durante o tempo em que esteve funcionando;
– Dos itens produzidos, quanto estavam dentro das especificações esperadas.
Com tudo isso em mãos, fica muito mais fácil encontrar as oportunidades e necessidades de melhorar, possibilitando tomadas de decisão mais certeiras e embasadas pensando sempre no melhor para a organização.
Mas todo esse processo não é tão simples, pois a coleta de dados manual, o processamento dos dados e análise dos resultados pode ser comprometida por falhas de procedimento, cálculos incorretos, erros de digitação entre muitas outras variáveis.
E é aí que entram as soluções tecnológicas aplicadas à indústria. A busca por eficiência é o ponto de contato entre as novas tecnologias e a atividade industrial.
O papel da tecnologia nesse processo
Com sistemas automatizados e integrados, nenhum processo desse levantamento e processamento de parâmetros é feito de forma manual. Cada um dos itens é monitorado constantemente, gerando relatórios de funcionamento, produtividade e qualidade, o que elimina não somente as incoerências, mas também o tempo de espera, já que tudo acontece muito mais rápido.
O BMS Manufatura 360 é um exemplo de sistema desse tipo. Com ele, é possível realizar a gestão de toda a linha de produção de forma digital remota e instantânea, possibilitando um aumento de até 30% no OEE. Além disso, o software oferece integração com outros sistemas e conexão IoT, substituindo instalações complexas.
Aumentar a eficiência da sua fábrica significa mudar o patamar da sua produção e para isso, contar é preciso contar com ferramentas que ofereçam todo esse suporte.
Portanto, se tivermos que escolher o primeiro passo para inserir a sua fábrica na ‘Indústria 4.0’, com certeza seria a implementação de um sistema de análise e controle de produção.
Se quiser saber mais sobre o nosso produto especializado em OEE, clique no banner abaixo, conheça o BMS Manufatura 360 e agende uma demonstração gratúita.