Deixar de investir em gestão de qualidade é a receita para perder clientes. Descubra como esse conceito pode impulsionar seu negócio.
Cerca de 84% dos consumidores brasileiros se baseiam na qualidade de um produto para fidelizarem com a marca.
Deixar de investir em qualidade é a receita para perder clientes. O produto precisa atender as expectativas do consumidor!
Tendo em vista esse fato, é inadmissível negligenciar o investimento dessa área. Porque, apesar dos resultados de investir em qualidade serem obtidos a longo prazo, as consequências de não investir são significativas.
O que é Gestão de Qualidade?
Gestão de qualidade é um conjunto de medidas e ações que as empresas adotam visando alcançar uma melhoria contínua em seus produtos e processos, a fim de que eles atinjam as expectativas.
A gestão de qualidade visa garantir que um produto, serviço ou organização seja consistente.
Sendo assim, para garantir a qualidade é necessário haver foco na melhoria contínua, uma equipe comprometida e uma gestão de qualidade!
Pilares de Gestão de Qualidade
A gestão de qualidade possui alguns pilares, são eles:
Foco no cliente
O objetivo é atender as necessidades do cliente e ultrapassar suas expectativas. É conquistando o cliente que uma empresa alcança resultados. Dessa forma, cada contato com o consumidor deve ter em vista agradar e gerar confiança. Através do bom funcionamento desse pilar será possível a fidelização e satisfação do cliente, além da melhoria na reputação da organização e maior demanda de produtos.
Liderança
Liderar é motivar, inspirar e comandar pessoas a atingirem um objetivo. Portanto, uma liderança eficiente define um proposito e inspira o grupo a atingir as metas de qualidade da empresa. Uma boa liderança resulta em uma equipe unida, resultados alcançados, facilidade de comunicação e foco definido.
Melhoria contínua
Esse pilar baseasse no conceito de que sempre há algo a mais para melhorar, assim os processos e indivíduos estarão em constante evolução, aprimorando o desempenho da organização como um todo.
Buscar melhorar cada vez mais é essencial para gerar qualidade. Com uma liderança focada e metas traçadas toda a equipe evolui, o trabalho se torna cada vez mais fluído e eficiente, consequentemente, mais produtivo. A melhoria contínua só é possível através da unidade de toda a equipe e aperfeiçoamento dos processos.
Envolvimento das pessoas
Quando a qualidade for uma pauta constante e os processos estiverem voltados a ela, a equipe se sentirá motivada. Assim que uma equipe começar a dar resultados, outras se inspiraram nela e buscarão atingir o mesmo padrão.
Gerenciamento por processos
Para que haja uma padronização todos os processos precisam acontecer de forma coerente e interdependente. A execução bem-feita de cada processo contribui para a qualidade da manutenção. Para isso cada processo precisa ser realizado com comprometimento e de forma excepcional.
Tomada de decisão
Tomar decisões baseadas em fatos é essencial para que haja bons resultados. Para cada decisão tomada há um diferente fecho. Por isso, através da coleta de dados é possível analisar os processos e avaliar as possibilidades, averiguando melhor as relações de causa e efeito, possibilitando uma tomada de decisões mais consciente.
Gestão de relacionamento
Para ter resultados sustentáveis é necessário manter um bom relacionamento com fornecedores, parceiros, clientes e cooperados. Sendo assim, o principal meio para manter um bom relacionamento é ter um canal de comunicação. O bom relacionamento entre uma organização e os interessados é essencial para o crescimento e desempenho da empresa.
>>Leia também: Controle de Qualidade de Produção
Como funciona a Gestão de Qualidade?
A gestão de qualidade é um dos conceitos mais relevantes para a saúde do seu negócio. Ela atua no auxílio aos gestores, avaliando as dores dos clientes e cooperando para um planejamento estratégico.
É uma ação voltada para a organização. Em outra palavras, a gestão de qualidade é fazer a coisa certa para seus clientes, funcionários, empresa e ambiente.
Com o auxílio de tecnologias, estratégias assertivas, participação dos colaboradores e apoio dos gestores a gestão de qualidade se torna possível.
Assim, através de ferramentas que auxiliam esse processo, é possível ter controle das operações, visualizando as execuções de forma transparente, permitindo uma melhor análise do desempenho.
Assim é possível avaliar a qualidade real e definir metas a alcançar.
Principais vantagens da Gestão de Qualidade
Como já vimos, a gestão de qualidade é um fator decisivo no futuro e desempenho da sua empresa, mas afinal, quais seus benefícios?
Aumento da produtividade
Com uma organização bem-feita e controle dos processos, o dia a dia operacional passa a render muito mais, além de impactar diretamente no chão de fábrica, possibilitando o acompanhamento do andamento da produção e gerenciamento de projetos.
Aproveitamento dos recursos
Ao adotar uma organização funcional, é possível influenciar nos custos desnecessários, uma vez que, com processos preestabelecidos e etapas definidas, é possível avaliar onde há desperdícios e onde os recursos podem ser mais bem utilizados.
Satisfação do cliente
Ao adquirir um produto o consumidor espera que esse atenda às suas expectativas. Através da organização e controle dos processos e da melhoria contínua, cada vez mais o trabalho e o produto terão uma maior qualidade.
Melhoria contínua
Ao direcionar projetos com menos falhas e erros para análise e garantindo que todos os processos sigam um padrão de alta qualidade o aperfeiçoamento dos processos será consequência. Através da melhoria contínua a sua indústria continua a crescer e ganha cada vez mais confiança, dos clientes, no mercado e dos cooperadores.
Vantagem competitiva
Vantagem competitiva trata do conjunto de qualidades que conferem valor as entregas da empresa, capacitando-a como referência acima dos concorrentes. Após analisar e o que é necessário para se destacar no mercado, é através da gestão de qualidade que o serviço será aprimorado com foco naquilo que o cliente precisa, visando não apenas atender, mas sim superar as expectativas.
>>Leia também: Os 7 Pilares da Gestão de Qualidade
Como aplicar a Gestão de Qualidade?
Agora que você já viu que a Gestão de Qualidade é fundamental para o seu negócio, vamos ver qual a melhor maneira de aplicá-la e quais ferramentas são necessárias para isso.
Para saber qual a qualidade do seu produto, ninguém melhor do que seu cliente para falar. Comece com um feedback deles, de seus funcionários e conheça a fama da sua empresa. Você pode colher essas informações através de formulários, canais de avaliação online ou presenciais, folhas de verificação e afins.
A otimização de processos é um passo básico para a qualquer metodologia de gestão de qualidade. O operacional rápido e eficiente é essencial. Isso pode ser feito com a ajuda de softwares especializados e através de uma boa organização. O Fluxograma é uma ferramenta que pode te ajudar nessa etapa.
Uma gestão alinhada é fundamental para implementar a gestão de qualidade, além de definir os processos de maior impacto, conhecendo seu mix de produtos a analisando quais têm maiores demandas e faturamento, fazendo uma análise de estoque, níveis de produtos, custos e índices de rotatividade.
Definir as diretrizes e pontos de controle de todo o sistema através da construção de indicadores causa um grande impacto na gestão de qualidade, já que os indicadores podem ser tanto quantitativos como qualitativos, e compará-los e medi-los possibilitará um maior controle.
Além disso, o controle de desempenho também é necessário na gestão de qualidade. Através dele é possível a melhoria contínua dos processos. Uma ferramenta excelente para esse passo é o Ciclo de PDCA.
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Pensando na importância da gestão de qualidade, nos passos necessários para implementá-la e nas ferramentas que irão te auxiliar em todo esse processo, a BMS Tecnologia desenvolveu uma forma de automatizar todos esses passos.
Isso é possível através do BMS Manufatura 360, que elimina erros de análise de qualidade e de problemas de lotes retidos em clientes por falta de laudo, reduz 100% da rejeição de entrega de produto por falta de laudo e produz um laudo digital de qualidade, além de fornecer controle estatístico de qualidade digital, rastreabilidade de análise de qualidade e melhoria dos processos.
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