tecnologias habilitadoras

Entenda o que são Tecnologias Habilitadoras

compartilhe:

Você certamente está familiarizado com o termo Indústria 4.0, mas você já ouviu sobre as tecnologias habilitadoras?

Quando falamos de Indústria 4.0 involuntariamente já pensamos nas tecnologias digitais, que são donas do protagonismo dessa revolução. Por isso, nesse artigo exploraremos os seguintes tópico: o que são as tecnologias habilitadoras e qual papel elas desempenham na quarta revolução industrial?

Continue a leitura para entender melhor esse conceito.

>> Leia também: Indústria 4.0 x Indústria 5.0: Entenda mais sobre essas indústrias e como elas podem alavancar sua empresa

O que são as tecnologias habilitadoras?

As tecnologias habilitadoras são aquelas que desempenham papel principal no processo de digitalização das empresas. Sendo essas inovações tecnológicas o grande diferencial da Indústria 4.0.

Essas tecnologias são as grandes responsáveis pela conexão entre informações, pessoas e equipamentos, possibilitando a automação e conectividade geral da empresa.

Quais são as tecnologias habilitadoras?

Para entender melhor as definições e aplicações dessas tecnologias, falaremos de algumas das principais.

Big Data e Analytics

O Analytics é a análise computacional sistemática de dados e estatísticas, usado para a descoberta, interpretação e comunicação de padrões significativos em dados.

O Big Data é área que estuda como tratar, analisar e obter informações a partir de conjuntos de dados que são grandes demais para serem analisados por sistemas tradicionais.

Ambos são mecanismos estratégicos de análise, pois com eles pode-se obter insights e aplicar padrões de dados para uma tomada de decisão eficaz.

Robótica avançada

Há uma grande variedade de níveis, formas e tipos quando falamos de robôs autônomos.

Um robô autônomo é um mecanismo que realiza tarefas com um certo grau de autonomia, ou seja, um robô autônomo pode desempenhar desde funções simples à complexas, não necessariamente tendo autonomia total.  

Esses robôs obtêm informações do ambiente de trabalho e de suas funções, podendo trabalhar sem necessidade de interação humana.

Por isso os robôs autônomos estão assumindo, cada vez mais, o posto para tarefas padronizadas. Através do aprendizado automatizado e a dispensa de intervenção humana, esses mecanismos se tornam uma importante ferramenta para automatizar e aumentar a eficiência de uma empresa.

Simulação

A simulação é a utilização de técnicas matemáticas empregadas em computadores, permitindo simular o processo de uma operação, ou seja, é a projeção de um modelo real de um sistema, com o propósito de entender e avaliar o funcionamento e formar estratégias.

Sistemas de simulação possuem um grande poder na redução de custos de uma indústria. Isso porque fazer testes em um computador compensa muito mais que um teste físico, e possibilita uma tomada de decisão mais assertiva

Integração de sistemas

A integração de sistemas é a conexão estabelecida entre vários sistemas para que todas as áreas de uma empresa trabalhem com coerência e em conjunto.

É a união de softwares para que as informações estejam atualizadas em todos os sistemas, possibilitando maior controle e visibilidade de processos.

Entretanto, em ambiente industrial, quando falamos de integração de sistemas temos o vertical e o horizontal, conceitos que estão diretamente ligados à Indústria 4.0.

O modelo de integração vertical segue uma ordem hierárquica de informações, do chão de fábrica ao ERP. Esse modelo reduz a redundância de dados, dificultando que haja contradição entre informações.

Já a integração de sistemas horizontal permite o uso de diferentes sistemas de forma harmônica e coordenada. O compartilhamento de informações entre os sistemas faz com que cada um funcione na área que precisa com base nas mesmas informações.

Internet Industrial das coisas (IIoT)

O termo IoT já é muito conhecido, e o IIoT é uma variação desse termo, sendo esse a aplicação na fábrica. Essa tecnologia possui um alto potencial, isso porque ela integra toda a estrutura maquinária de uma indústria.

Através de sensores de monitoramento, é possível entender o estado de cada máquina em tempo real, tornando os processos muito mais claros, facilitando a manutenção e aumentando a produtividade. É o IIoT que traz a automação para dentro do processo produtivo da indústria, tornando-o mais eficiente.

Segurança cibernética

A segurança cibernética é uma ramificação da segurança de informação.

Ela é um conjunto de ações sobre pessoas, processos e tecnologias contra os ataques cibernéticos. Seu objetivo é tratar e proteger as informações no ambiente digital. Ela atua tanto na prevenção quanto na mitigação e recuperação frente aos ataques cibernéticos.

Em um ambiente adepto à Indústria 4.0 a segurança é fundamental, isso porque com a conectividade que essa revolução estabelece, o risco de um problema ou ataque cibernético se alastrar entre todos os sistemas integrados é grande, causando danos financeiros, de segurança, privacidade ou de qualidade. Por isso a segurança cibernética é essencial.

Essa tecnologia baseasse no uso de criptografias fortes, separação de sistemas em camadas bem definidas, algumas restrições de acesso, adoção de protocolos de autenticação e autorização e testes de segurança regularmente.

Computação em nuvem

A computação em nuvem é uma das tecnologias mais inovadoras e eficientes no cenário da Indústria 4.0.

Ela é a distribuição de serviços de computação, sendo servidores, armazenamento, bancos de dados, redes, softwares, análise etc.

A computação em nuvem serve para serviços de tecnologia, como capacidade computacional, armazenamento e bancos de dados, conforme a necessidade, usando um provedor de nuvem ao invés de manter servidores físicos.

Através da computação em nuvem a empresa pode acessar diversos recursos computacionais de forma remota a partir de vários dispositivos diferentes, sendo dispensável o investimento alto em equipes de suporte e equipamentos.

A segurança das informações também é um fator positivo na computação em nuvem, já que é mais difícil que haja perda de dados. 

Manufatura aditiva e digital

A manufatura aditiva é a fabricação de peças a partir de um desenho digital, fazendo camada por camada, sem remover material de uma matéria-prima inicial, através de uma impressora 3D, e assim os projetos digitais se transformam em objetos físicos.

A manufatura digital é o uso de um sistema integrado que se baseia em simulações, visualização 3D, análise e ferramentas de colaboração para criar processos de manufatura e produto.

Realidade aumentada

A realidade aumentada designa a interação entre ambientes virtuais e o mundo físico, ou seja, é a integração de elementos virtuais a visualizações do mundo real. Ela pode ser implementada com o uso de óculos especiais ou com o auxílio de tablets e celulares.

Digitalização

A digitalização é o processo pelo qual uma imagem ou sinal analógico é transformado em código. É o uso das tecnologias habilitadoras citadas acima, para digitalizar os processos, alcançando maior eficiência e produtividade.

>> Leia também: Entenda: o que é a Gestão Industrial?

As tecnologias habilitadoras na Indústria 4.0

O conceito da Indústria 4.0 é a união das tecnologias habilitadoras para automação e troca de dados em busca da melhoria da eficiência e produtividade dos processos.

Essa união traz diversos benefícios, tanto para o mercado quanto para as indústrias e empresas individualmente, com o objetivo de alcançar a automação industrial.

Seguindo essa realidade, com esses objetivos em mente e dispondo dessas tecnologias habilitadoras, o sistema Manufatura 360 é a plataforma mais completa do mercado para trazer a sua empresa para a Indústria 4.0.

Com IoT, digitalização completa do chão de fábrica, armazenamento em nuvem, conectividade entre linhas de produção, máquinas e sistemas, você dispõe das tecnologias habilitadoras que têm os melhores resultados e maior potencial no mercado.

Quer saber mais sobre o Manufatura 360? Converse com um de nossos especialistas.

>> Leia também: Lean Manufacturing: conceito e princípios

Entre na era da Indústria 4.0
Tenha o diagnóstico da sua jornada 4.0

compartilhe:

Postagens recentes

Encontre outras materias

Newsletter

Cadastre-se e receba os melhores conteúdos em primeira mão.

pt_BRBR
en_USEN es_ESES pt_BRBR

Quer conhecer mais sobre nossas soluções?

Entre em contato com um de nossos especialistas

Qual é a sua Função?

Gerente de Produção

Gerente de Segurança

Gerente de Recursos Humanos

Outros

Qual setor de atuação de sua empresa?

Indústrias em geral

Construção civil

Manutenção

Outros

Quando gostaria de implementar as nossas soluções?

Em menos de 1 mês

2 a 3 meses

acima de 4 meses

Selecione qual das nossas soluções é de seu interesse.

Manufatura 360

BMS ONe

BMS Integração