Focused male plant engineer in hardhat and glasses operating industrial machine, pushing buttons on control panel. Copy space, low angle. Industrial technology or machinery concept

5 motivos que fazem os sistemas de IoT serem indispensáveis para a indústria

compartilhe:

Certamente, você já pode ter se deparado com o termo IoT, uma abreviação de “Internet of Things” em inglês. Essa é uma tecnologia que surgiu com o objetivo de conectar tudo por meio de redes, integrando dispositivos, objetos, máquinas e muito mais.

Talvez não seja do seu conhecimento, mas no Brasil, o conceito de ‘Internet das Coisas’ já é amplamente reconhecido. Isso é especialmente evidente em usos comuns, como em maquininhas de cartão e rastreadores automotivos, embora suas aplicações vão muito além desses exemplos. Um dos destaques proeminentes é a indústria, onde essa tecnologia está causando uma verdadeira revolução.

Para compreender a extensão da utilidade desse recurso, estima-se que em todo o mundo haja mais máquinas conectadas (aproximadamente 8,4 bilhões) do que celulares (2,1 bilhões). Contudo, no cenário industrial brasileiro, ainda há espaço considerável para crescimento.

Uma das razões para essa adoção mais lenta da IoT no Brasil foram os altos custos iniciais. Embora essa realidade não persista mais, ela ainda permanece como uma lembrança no imaginário dos gestores. 

Hoje em dia, a tecnologia se popularizou e os investimentos são rapidamente compensados pelo aumento da produtividade, pela redução de perdas e pelo consumo mais eficiente de recursos. Isso torna cada vez mais viável e lucrativo incorporar a ‘Internet das Coisas’.

>>Leia também: O papel da BMS Tecnologia na Indústria 4.0

IoT e a Indústria 4.0: 

Imagine poder monitorar e controlar cada etapa do chão de fábrica, com análises de maquinário, controle de processo, produção e qualidade, diagnósticos em tempo real e o melhor: tudo isso de forma automatizada e remota. Parece até impossível, mas com IoT não é.  

Isso é o que chamamos de Indústria 4.0! 

Com o intuito de esclarecer ainda mais as vantagens que essa forma de inovação proporciona à indústria, elaboramos este conteúdo, destacando 5 razões que tornam a IoT uma tecnologia essencial para quem busca se destacar no cenário industrial.

Vamos a eles: 

1- Integração 100% digital  

É o fim das coletas manuais, dos erros de digitação e da demora nos processamentos. 

A IoT simplifica as conexões entre cada etapa produtiva, com a integração de dados e as análises automatizadas e instantâneas.  

Além de reduzir custos de infraestrutura e flexibilizar o gerenciamento de tarefas ainda oferece muito mais controle e segurança ao gestor.  

2- Análise e tomada de decisão rápida 

Conexão fácil e veloz para tomar as melhores decisões, na hora certa.

Ao integrar todos os procedimentos e oferecer informações minuciosas e instantâneas de cada fase da linha de produção, essa tecnologia possibilita diagnósticos ágeis. Isso resulta em tempos de resposta otimizados e aumenta a precisão das medidas adotadas.

homens analisando dados em uma fábrica
Portrait of three men standing and discuss in furniture factory

3- Redução de Custos 

 A revolução no chão de fábrica não custa caro, mas dá muito resultado.

Os ganhos financeiros alcançados não derivam apenas do aumento da produtividade ou da diminuição de perdas. Eles também podem advir dos custos reduzidos de implantação e do consumo de recursos, especialmente quando comparados a outras ferramentas e sistemas.

4- Controle de forma remota 

Autonomia e controle nas mãos do gestor, quando e onde precisar.  

A gestão de tarefas, informações, análises e decisões deve ser constantemente preciso e ágil. Contudo, quando esses procedimentos são executados de maneira analógica e sem a adoção de sistemas de integração unificados, isso acaba torna-se quase inviável.

Nesse sentido, a IoT une tudo que o gestor precisa. Ela permite um acesso em tempo real e de qualquer lugar, para que ele não perca tempo, nem deixe escapar informações relevantes para as necessidades da fábrica.  

homem olhando para um tablet, analisando os processos da operação

5- Aumento da eficiência 

Redução de paradas, diagnósticos antecipados, ações rápidas e certeiras.  

Tudo isso, aliado aos outros benefícios faz com que as fábricas se tornem cada vez mais eficientes, aumentando a produção, diminuindo as perdas e o consumo de recursos.  

Não é à toa que quando falamos em IoT, estamos falando em revolução.

Estes são apenas alguns dos benefícios da ‘Internet das Coisas’ aplicada ao setor industrial. São essas inúmeras vantagens, que fazem com que ela cresça a cada dia mais no Brasil e no mundo, recebendo investimentos públicos e privados.  

No entanto, ao contrário do que se imaginava, a IoT não é mais uma promessa para o futuro, ela é uma realidade do chão de fábrica! Atualmente ela já está presente em 86% das indústrias com soluções e sistemas aplicados em algum nível. Isso demonstra claramente que para evitar ficar atrás e ser ultrapassado pela revolução, é essencial se adaptar.

Para saber mais sobre IoT, suas aplicações, custos e vantagens, fale com um especialista.  

Entre na era da Indústria 4.0
Tenha o diagnóstico da sua jornada 4.0

compartilhe:

Postagens recentes

Encontre outras materias

Newsletter

Cadastre-se e receba os melhores conteúdos em primeira mão.

pt_BRBR
en_USEN es_ESES pt_BRBR

Quer conhecer mais sobre nossas soluções?

Entre em contato com um de nossos especialistas

Qual é a sua Função?

Gerente de Produção

Gerente de Segurança

Gerente de Recursos Humanos

Outros

Qual setor de atuação de sua empresa?

Indústrias em geral

Construção civil

Manutenção

Outros

Quando gostaria de implementar as nossas soluções?

Em menos de 1 mês

2 a 3 meses

acima de 4 meses

Selecione qual das nossas soluções é de seu interesse.

Manufatura 360

BMS ONe

BMS Integração