Você já deve ter ouvido falar em IoT, uma sigla do termo em inglês: “Internet of Things”, que se refere a uma tecnologia, que surgiu com o propósito de conectar tudo através das redes, integrando aparelhos, objetos, máquinas e muito mais.
Talvez você não saiba, mas no Brasil, a chamada ‘Internet das Coisas’ já é bastante popular, principalmente em usos cotidianos como em maquininhas de cartão e rastreadores automotivos, mas suas aplicações vão muito além disso. Dentre elas, um dos principais destaques é a Indústria, onde a tecnologia vem promovendo uma verdadeira revolução.

Para se ter uma dimensão do tamanho da usabilidade desse recurso, estima-se que, ao redor do mundo, existam mais máquinas conectadas (cerca de 8,4 bilhões), do que celulares (2,1 bilhões). Porém, quando se trata do setor industrial brasileiro ainda há muita margem para crescimento.
Um dos motivos para essa marcha mais lenta na implementação de IoT no Brasil, foram os altos custos iniciais, que apesar de não serem mais uma realidade, ainda vivem no imaginário dos gestores como um fato.
Hoje em dia, a tecnologia se popularizou e os investimentos são rapidamente compensados pelo aumento da produtividade, diminuição das perdas e do baixo consumo de recursos, fazendo com que seja cada vez mais viável e rentável, contar com a ‘Internet das Coisas’.
IoT e a Indústria 4.0:
Imagine poder monitorar e controlar cada etapa do chão de fábrica, com análises de maquinário, controle de processo, produção e qualidade, diagnósticos em tempo real e o melhor: tudo isso de forma automatizada e remota. Parece até impossível, mas com IoT não é.
Isso é o que chamamos de Indústria 4.0!
Para deixar um pouco mais claro todas as vantagens que esse tipo de inovação oferece para o setor industrial, preparamos esse material, com 5 motivos que fazem da IoT, uma tecnologia indispensável para quem quer se destacar no setor industrial.
Vamos a eles:
1- Integração 100% digital
É o fim das coletas manuais, dos erros de digitação e da demora nos processamentos.
A IoT simplifica as conexões entre cada etapa produtiva, com a integração de dados e as análises automatizadas e instantâneas.
Além de reduzir custos de infraestrutura e flexibilizar o gerenciamento de tarefas ainda oferece muito mais controle e segurança ao gestor.
2- Análise e tomada de decisão rápida
Conexão fácil e veloz para tomar as melhores decisões, na hora certa.
Por conectar todos os processos e fornecer informações detalhadas e em tempo real de cada uma das etapas do chão de fábrica, essa tecnologia permite que os diagnósticos sejam feitos de forma ágil, otimizando o tempo de resposta e aumentando a precisão das ações tomadas.
3- Redução de Custos
A revolução no chão de fábrica não custa caro, mas dá muito resultado.
Os resultados financeiros obtidos, não acontecem somente pelo aumento da produtividade, ou pela redução das perdas, mas também pelos baixos custos de instalação e de consumo de recursos, se comparado a outras ferramentas e sistemas.
4- Controle de forma remota
Autonomia e controle nas mãos do gestor, quando e onde precisar.
O gerenciamento de atividades, dados, análises, e tomadas de decisão precisa ser sempre muito preciso e rápido, mas com os processos sendo feitos de forma analógica, e sem um sistema de integração únicos, isso acaba se tornando quase impossível.
Por isso a IoT une tudo que o gestor precisa, com acesso em tempo real e de qualquer lugar, para que ele não perca tempo, nem deixe escapar informações relevantes para as necessidades da fábrica.
5- Aumento da eficiência
Redução de paradas, diagnósticos antecipados, ações rápidas e certeiras.
Tudo isso, aliado aos outros benefícios faz com que as fábricas se tornem cada vez mais eficientes, aumentando a produção, diminuindo as perdas e o consumo de recursos.
Não é à toa que quando falamos em IoT, estamos falando em revolução.

Estes são apenas alguns dos benefícios da ‘Internet das Coisas’ aplicada ao setor industrial, e são essas inúmeras vantagens, que fazem com que ela cresça a cada dia mais no Brasil e no mundo, recebendo investimentos públicos e privados.
Ao contrário do que se imaginava, a IoT não é mais uma promessa para o futuro, ela é uma realidade do chão de fábrica, presente em 86% das indústrias com soluções e sistemas aplicados em algum nível. O que só prova que quem não quiser ficar para trás e ser engolido pela revolução, precisa se adaptar.
Para saber mais sobre IoT, suas aplicações, custos e vantagens, fale com um especialista.
E se quiser receber mais conteúdos como este, assine a nossa newsletter.