O papel da BMS Tecnologia na Indústria 4.0

o-papel-da-BMS-Tecnologia-na-Industria-40

Também chamada de “4ª Revolução Industrial”, a Indústria 4.0 representa uma verdadeira transformação na realidade das fábricas espalhadas pelo Brasil e pelo mundo. Tudo isso, movido pela crescente necessidade de digitalizar e automatizar processos, acelerando a produção, aumentando a eficiência e tornando a indústria mais inteligente, através da tecnologia e da Internet. E é nesse ponto que a BMS exerce a sua função, oferecendo soluções avançadas para todo o setor e sendo a startup líder em aplicação de software em chão de fábrica no país.

Mas, afinal, o que é a Indústria 4.0?

É simplesmente a nova grande Revolução Industrial. Enquanto a Primeira, introduziu as máquinas, substituindo o trabalho braçal pelo maquinário a vapor; a Segunda apresentou os conceitos de linha de produção, e produção em massa; e a Terceira uniu os sistemas eletrônicos e mecânicos através dos avanços da computação; o quarto estágio dessa evolução traz a integração mais refinada entre todos os componentes de uma fábrica, através da IoT – Internet das coisas e da alta tecnologia computacional aplicada a softwares e máquinas.

Assim como todas as Revoluções Industriais vieram para transformar de vez a forma de enxergar e de lidar com a produção fabril, mais uma vez, um movimento revolucionário toma conta da indústria. Dessa vez, para fazer com que a adaptação do setor às novas tecnologias deixe de ser um diferencial e passe a ser uma necessidade.

Quais são as vantagens da Indústria 4.0?

Os principais benefícios dessa nova era estão relacionados ao aumento de produtividade, diminuição de custos e automatização de processos. Isso porque as tecnologias empregadas nesse sistema, como a IoT, já citada, a Inteligência Artificial, e a Big Data Analytic (análise de grandes volumes de dados de informação) são capazes de transformar as fábricas. O que era um aglomerado de operações individuais, se torna uma unidade totalmente integrada, entre as máquinas, os colaboradores, os gerentes, os fornecedores e o mercado como um todo.

Além disso, a Indústria 4.0 requer menos mão de obra, com processos autônomos, acompanhamento de operações em tempo real e alta adaptabilidade do próprio sistema. Mas ainda que a nova Revolução Industrial apresente essas e inúmeras outras vantagens, ainda há uma grande resistência por parte do mercado em investir nesse tipo de tecnologia. Uma realidade que a BMS está mais do que disposta a mudar.

Como a BMS Tecnologia exerce seu papel na Indústria 4.0?

Através do seu principal propósito, “Tornar a indústria mais eficiente”, a empresa oferece a transformação digital para quem está pronto para dar um passo adiante. Com soluções inovadoras e inteligentes, torna a integração com a fábrica, uma realidade, através de sistemas de alta tecnologia, com o suporte e a segurança que são indispensáveis nesse ramo.

“A BMS se destacou no desenvolvimento do projeto de controle estatístico. Além da tecnologia, utilizaram seu conhecimento de chão de fábrica na implantação.”

– Tamires Serra, Berry Global

Assim como já fez com clientes do mais alto escalão industrial, como Fitesa, Berry Global, WestRock entre outros, a BMS Tecnologia está pronta para fornecer softwares de primeira linha. Assim, ela poderá contribuir para que a indústria do Brasil se desenvolva ainda mais, alcançando os patamares dos países mais desenvolvidos, diminuindo o atraso tecnológico e tornando o país, uma potência ainda maior no mercado mundial.

“Considerando toda minha experiência na indústria, os sistemas BMS que utilizo são, sem dúvida, um dos melhores em qualidade técnica e usabilidade.”

– Flávio Nogueira, Clopay Corporation

Como o próprio setor já aponta, quem quer se destacar na indústria brasileira e internacional, precisa o mais rápido possível, tornar-se uma “Fábrica Inteligente”, e para atingir esse objetivo, precisa de produtos e serviços à altura, como os oferecidos pela BMS Tecnologia.