Top

PARADAS DE MÁQUINA: A IMPORTÂNCIA DE SABER O MOTIVO E A DURAÇÃO DAS INTERRUPÇÕES

Tempo de Leitura: 3 minutos

A palavra “parada” por si só já leva ao pensamento de algo negativo, certo? E no ambiente industrial, quando relacionada às máquinas, ela pode ser um indicativo de coisas realmente relevantes como, por exemplo, a tão temida queda repentina na produtividade. Ficou curioso? Então entenda melhor a seguir!

Paradas de máquina X eficiência nas linhas de produção

Dizem por aí que tempo é dinheiro, o que não deixa de ser verdade em um sentido figurado, é claro. Porém, no caso da indústria, o tempo está diretamente relacionado também à produtividade. E interromper o setor produtivo industrial pode significar uma variação negativa em importantes índices representativos das mais diversas áreas da empresa.

Pensando por aí, fica fácil compreender que “máquina parada” é uma das maiores causas de perdas nas linhas de produção, não é mesmo? Por outro lado, caso você ainda não tenha se dado conta, curiosamente é também uma das áreas mais promissoras onde se pode aplicar um modelo de gestão inteligente e eficiente para aumentar os ganhos.

Dessa forma, com o objetivo de reduzir a zero as falhas das máquinas e a considerável perda dos produtos durante o processo de produção, surge o TPM (Total Productive Maintenance). Embora este conjunto de práticas se mostre como uma das melhores alternativas para o setor, poucas organizações têm condições suficientes para investir tanto tempo e recursos.

Diante dessas dificuldades, a resposta que vem à mente não poderia ser outra: utilizar a tecnologia e todo o potencial de gestão inteligente que ela pode oferecer. Então, sabendo que as paradas de máquina realmente afetam a produtividade, reunimos duas dicas úteis para ajudar você a entender melhor a importância de saber o tempo e a razão das interrupções! Veja:

Identificar o motivo é fundamental

Sabe aquela velha história de que “se você não sabe o que é então não vai conseguir resolver?” Então, é isso mesmo. Identificar quais são os motivos, bem como o tempo de duração de cada parada de máquina é fundamental. Isso é muito importante, pois ajuda a equipe de manutenção, por exemplo, a dar mais atenção às questões corretas, priorizando as necessidades mais urgentes.

Vale lembrar que os motivos precisam estar atrelados principalmente aos sintomas e não somente às causas reais, já que nem sempre elas aparecem de forma clara e com a objetividade necessária para a resolução imediata do problema.

Destacar o tempo de duração é sinônimo de eficiência

Evitar ao máximo que simples incidentes se tornem grandes problemas, este pode ser considerado um verdadeiro lema na produção. Registrar e demonstrar em tempo real o momento, a razão e, principalmente, a duração da parada da máquina é o mesmo que fornecer informações suficientes para que o pessoal encontre respostas em função da gravidade da situação e retransmita a todos os níveis hierárquicos da produção, o que garante mais agilidade e precisão a todo o processo.

Executar tudo isso à primeira vista parece um grande desafio. Ainda hoje, ou melhor, mesmo com tantos recursos disponíveis no hall tecnológico da indústria atualmente, muitas empresas ainda enfrentam em sua rotina expressivos níveis de horas de inatividade dos equipamentos. Infelizmente, isso aumenta custos, diminui a produtividade e enfraquece a competitividade em relação ao mercado, já que as perdas influenciam diretamente no preço do produto final.

E então, como resolver isso?

Conheça o BMS Paradas (clique aqui) , um sistema que captura as paradas automaticamente, independente da data de fabricação da máquina e da tecnologia utilizada. Algumas vantagens do software:

  • Sem limite de usuários
  • Funciona em todos os dispositivos móveis
  • Integração com qualquer ERP (Enterprise Resource Planning)
  • Não tem necessidade de instalação de IHM (Interface Humano-Máquina)
  • Suporte na construção da árvore de paradas

Agora, que tal comprovar como funciona na prática? Chegou a sua vez de conhecer todas as possibilidades incríveis de uma gestão mais inteligente. Confira a demonstração do BMS Paradas (clique aqui) e receba a proposta comercial ideal para a sua indústria.

Deixem sugestões de temas que devem ser abordados em nossos artigos.