Top

INDÚSTRIA 4.0: ENTENDA A EVOLUÇÃO E AS VANTAGENS PARA AS FÁBRICAS

Tempo de Leitura: 3 minutos

Desde que o mundo é mundo, avançar é algo inerente à nossa cultura. E quando se fala em tecnologia, fica fácil perceber que o desenvolvimento e a constante  busca pelo “novo” têm revolucionado as mais diversas áreas da nossa vida ao longo dos tempos.

Assim acontece na indústria. Falar sobre processos primitivos e tradicionais parece ser coisa do passado. Aliás, parece não, realmente é. Vivemos atualmente uma época que chegou prometendo transformar definitivamente a cadeia produtiva por meio da tecnologia. E isso deu origem ao que podemos chamar de “Indústria 4.0”.

E o que seria exatamente a Indústria 4.0?

Se você parar para pensar, o termo é relativamente novo, mas já vem inovando o setor de uma maneira até então inimaginável. Inicialmente nascida na Alemanha, a também chamada “4ª Revolução Industrial” é, basicamente, a fusão entre o mundo real e a realidade virtual, ou seja, é colocar em prática algumas estratégias que aliam a mais alta tecnologia aos meios de produção.

Pode parecer algo muito complexo à primeira vista, mas, de maneira simples, essa combinação é o que permite às empresas uma maior inovação e controle sobre cada uma das etapas dos processos produtivos. Com isso, a indústria se beneficia com métodos mais ágeis e flexíveis em ambientes de manufatura, principalmente no que diz respeito à demanda crescente de produtos cada vez mais personalizados.

A ideia fundamental é que num futuro que, aliás, até já está acontecendo, tudo possa ser gerenciado por sistemas inteligentes e altamente integrados. Vale destacar que tornar a Indústria 4.0 uma realidade nos bastidores de qualquer empresa, implica na convergência da Tecnologia da Informação e a Automação Industrial, além da completa digitalização das informações e a comunicação direta entre sistemas, máquinas, produtos e pessoas. E é exatamente aí que entra a tão famosa Internet das Coisas (IOT), o Cloud Computing (nuvem) e outras tantas tecnologias aplicáveis à rotina de cada ambiente fabril.

Em uma perspectiva mundial e trazendo a “teoria” para a prática, a Indústria 4.0 só tende a crescer. E isso, pode acreditar, também já está acontecendo. Uma considerável parcela de indústrias internacionais já está colhendo os frutos ou, no mínimo, pensando em investir parte da sua receita anual na “digitalização” de funções essenciais de cadeias verticais e horizontais das empresas. Isso só ajuda a reforçar mais uma vez a ideia de que uma profunda transformação digital está em andamento nos quatro cantos do planeta.

E quais as vantagens disso para as fábricas brasileiras?

A resposta é muito simples. Em qualquer cenário, seja a nível mundial ou nacional, a Indústria 4.0, por si só, já representa uma grande revolução. Por isso, ao falar em Brasil, é claro, não poderia ser diferente. Mesmo caminhando a passos curtos e lentos quando comparado a países considerados de primeiro mundo, o movimento de mudança por aqui já começa a dar sinais de consolidação nos próximos anos. E sair na frente adotando estes processos de “fábrica inteligente” já representa uma vantagem competitiva realmente muito grande.

As empresas que optarem por levar a tecnologia para dentro de seus ambientes, poderão se beneficiar com ganhos em eficiência, receita e custos ao mesmo tempo. Ou seja, sem precisarem escolher qual dos patamares se dedicar por vez.  Além disso, do ponto de vista industrial, contar com essas novas tecnologias significa mais segurança para realizar operações em tempo real, a migração para o mundo virtual, bem como descentralização das informações para uma melhor e mais ágil tomada de decisões.

Para promover a automação integrada dos processos de produção e levar empresas dos mais diversos setores em direção à Indústria 4.0, a BMS TECNOLOGIA atua na melhoria dos processos e desenvolve soluções que visam o aumento da produtividade e da qualidade com a eliminação de riscos e a minimização de perdas.

Fale com a nossa equipe e descubra de que maneira tudo isso pode se tornar uma realidade sob medida para as necessidades da sua empresa.

Entre em contato com a gente (AQUI).