Top
conhecimento-estrategia-empresa

CONHECIMENTO É A MELHOR ESTRATÉGIA PARA A SUA EMPRESA

            Já falamos por aqui sobre a indústria 4.0, as vantagens da automação industrial, controle de processos, coleta de dados e vários outros temas importantes para a sua indústria, certo? Então! Agora vamos mais uma vez falar sobre um item que deveria ser a “meninas dos olhos” de qualquer organização: o conhecimento.

Tempo de Leitura: 3 minutos

            Sabe aquela velha história de que o saber nunca é demais? Pois bem, pode apostar que isso se encaixa perfeitamente a qualquer processo dentro de uma empresa. Afinal, quem sabe o que faz, também influencia aqueles que estão ao seu redor, elevando a níveis surpreendentes a qualidade de qualquer atividade (efeito manada).

            Por razões lógicas, a educação tende a melhorar tudo, mas é importante ter em mente que para isso acontecer é necessário investir. Afinal, a capacitação mal pensada, desintegrada e ineficiente pode levar a gastos totalmente desnecessários, fazendo a sua indústria dar de cara com alguns desafios inesperados.

            Então, capacitar, treinar, profissionalizar ou qualquer que seja o verbo que você ache que se encaixa melhor, a verdade é que levar conhecimento ao público interno faz com que ele permaneça constantemente motivado para aplicar tudo isso no dia a dia.

Como isso tem funcionado na prática por aqui?

Ok, mas no português bem claro, ou melhor, em números…

            Segundo as pesquisas, a média brasileira de investimento anual em treinamentos por colaborador é de R$ 624,00, o que representa um aumento de 24%, sobre o ano de 2015. Motivo para sermos otimistas, não é mesmo? Porque isso deixa claro que a ideia e a preocupação de algumas empresas em qualificar suas equipes em momentos desafiadores do mercado têm sido realmente levadas a sério.

            Pode parecer até estranho, mas diferente de outras áreas o Brasil não está muito atrás quando o assunto é qualificação dentro da empresa. Porém, ao contrário, um aspecto que precisa e merece ser observado é justamente a qualidade, eficiência e aproveitamento daquilo que é disponibilizado para as equipes de trabalho.

            Vale lembrar que, hoje em dia, os treinamentos deixaram de privilegiar apenas a alta classe executiva. Afinal de contas, o sucesso de produzir a quantidade requerida com qualidade, depende totalmente da base de colaboradores (chão de fábrica). O conhecimento precisa ser compartilhado e não só pode como deve beneficiar todos os níveis hierárquicos de uma organização.

            Avanços como esse são de extrema importância, pois ajudam, por exemplo, a jogar lá para baixo os prejuízos da empresa com a saída de funcionários mais antigos e experientes. Isso porque antes, quando apenas os funcionários de ponta eram capacitados e acumulavam conhecimento nas mãos, muito tempo era perdido após a saída deles. Era preciso reinventar a roda ou mesmo assumir a direção do bonde andando, como dizem por aí.

Por isso, o conhecimento precisa ser uma questão de CULTURA dentro da empresa

            Sim, é isso mesmo. É papel da empresa criar hábitos de compartilhar conhecimentos entre os funcionários. Como? Simples. A solução é utilizar plataformas tecnológicas adequadas que possibilitem justamente isso.

            Vale lembrar que utilizar um único canal de comunicação entre a equipe é manter o conhecimento de forma democrática, inteligente e integrada. E pensando em tudo isso, surge a tecnologia dos cursos à distância.

Dúvidas sobre EAD? Calma, nós explicamos para você!

            Pense na seguinte situação: sua empresa tem 300+ funcionários e diversos setores de produção. Levar um profissional até lá para dar um único treinamento que seja, à primeira vista já parece ser um desperdício de tempo, dinheiro e boa vontade. Isso porque, para um ambiente fabril tradicional, é inimaginável parar a produção para um simples curso.

            Por outro lado, a história é muito diferente. A tecnologia aliada ao conhecimento é capaz de potencializar a produtividade sem afetar ou causar quedas na produção. Ou seja, evita despesas, paradas desnecessárias, desperdício de energia e ainda eleva a níveis inimagináveis o aproveitamento de conteúdo, já que é muito mais motivacional.

            Como você efetua a gestão da matriz de treinamento? Pilar de E&T? Estes temas ficam para um próximo artigo.

Quer saber mais? Conheça todos os potenciais que a Universidade industrial tem para a sua empresa!

 Entre com contato com a gente!

Confira também: Descubra como o treinamento de funcionários pode aumentar a produtividade da empresa (VEJA AQUI)