Top

AUTOMAÇÃO: 4 VANTAGENS DE LEVAR A TECNOLOGIA PARA DENTRO DA SUA INDÚSTRIA

Tempo de Leitura: 3 minutos

            Em tempos de tecnologia, quem tropeça pelo caminho acaba ficando para trás. Não, não é exagero. Inovar e levar a modernidade para dentro da indústria é uma das principais maneiras de otimizar dezenas de indicadores e processos das mais diversas áreas de produção, processos e manutenção.

            Com isso, a palavra da vez é automação!  Por meio da automação industrial, muitos problemas do chão de fábrica acabaram se tornando mais fáceis de resolver. Ou melhor ainda, alguns até mesmo deixaram de ocorrer graças ao controle de processos possibilitado pela tecnologia.

            No Brasil, quando o assunto é automação, claro que existem algumas dificuldades e até mesmo resistência por parte dos próprios empresários. Outro agravante são os elevados custos de importação tecnológica. Mesmo assim, apesar das barreiras enfrentadas, a indústria 4.0 está mostrando cada vez mais que chegou para ficar.

        Pensando em tudo isso, separamos para você algumas razões pelas quais deveria investir em tecnologia industrial sem pensar duas vezes. Confira:

REDUÇÃO DE CUSTOS

            Como quase tudo de bom que podemos encontrar por aí, inovação também envolve custos. O que é normal, claro. No caso da automação industrial, em um primeiro momento os valores de investimento podem parecer um pouco elevados, mas isso nem se compara aos ganhos conquistados a médio e longo prazo, pode acreditar!

 ELEVAÇÃO NA PRODUTIVIDADE

           No quesito produtividade a matemática é bem simples. Menos despesas com mão de obra e mais velocidade na linha de produção, diminuição de gastos em manutenção e paradas de máquina é igual a elevação nos níveis de produtividade. Ou seja, o que antes era manual e arcaico passou a ser realizado pela inteligência, precisão e agilidade das máquinas.

           Outra razão que merece destaque e influencia diretamente na produtividade são os setups automáticos. Quando você vai viajar, por exemplo, precisa checar uma série de itens do carro, não é mesmo? Óleo, gasolina, calibragem dos pneus, etc. Com a máquina automatizada também é assim, tudo é checado e configurado antes mesmo do início do processo de produção, o que garante mais segurança, qualidade e padronização dos produtos.

FUNCIONÁRIOS

        Aqui cabe mais uma vez aquela velha questão histórica de homem X máquinas. Ao contrário da mão de obra convencional braçal, uma linha de produção automatizada requer menos treinamento, a utilização mais eficaz da força de trabalho, etc., o que ajuda, e muito, na redução de custos, no menor desgaste dos funcionários e, acima de tudo, mais uma vez na padronização da qualidade dos produtos.

        Outra questão é a preservação da saúde dos operadores. A automatização evita a insalubridade do ambiente de trabalho, a repetitividade das atividades e diminui os riscos e despesas com o trabalhador. Além disso, a tecnologia também ajuda a causar uma queda realmente considerável nas falhas humanas e perda de materiais na produção.

FÁCIL INSTALAÇÃO

        Muita gente pensa que automatizar uma linha de produção é um processo longo e demorado. É mito, não se engane, pois a instalação é tão simples quanto pensar no que tudo isso é capaz de realizar pela sua indústria. Os sistemas tendem a ser muito simplificados, fáceis de operar e as máquinas funcionam tranquilamente lado a lado com os funcionários.

        Entre em contato com a gente e conheça muitos outros benefícios da automação industrial! Temos soluções sob medida para sua empresa!

            Deixem sugestões de temas que devem ser abordados em nossos artigos.

Confira também: Como reduzir até 30% do custo de manutenção com dados de OEE (veja aqui)